terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Desafio das Cidades na Hora do Planeta


As cidades podem ir além do apagar das luzes após a Hora do Planeta

As cidades são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do planeta. Para diminuir os impactos sobre o meio ambiente, o crescimento urbano deve ser acompanhado por investimentos em infraestrutura sustentável, além de promover mudanças nos padrões de consumo e transporte. Para incentivar esse processo, o WWF-Brasil em parceria com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade anunciam o lançamento da segunda edição nacional do Desafio das Cidades da Hora do Planeta. 

Trata-se de uma iniciativa concebida pela Rede WWF para homenagear as cidades que estão se tornando lugares mais verdes, de vida mais saudável e sustentável. O objetivo é reconhecer os esforços para o desenvolvimento de baixo carbono, as ações em andamento que contribuem para isso e por que e como relatar de forma transparente o que a cidade faz. As cidades interessadas em participar devem se registrar até o dia 5 de setembro

Estão convidadas a participar cidades brasileiras que proponham soluções inovadoras e planos de mitigação em setores como transportes, habitação, iluminação pública, resíduos e alimentação. Os vencedores são escolhidos pelas estratégias e ações para a transição energética a fontes renováveis, redução das emissões de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas.

Essa será a segunda vez que o Brasil participa – Belo Horizonte foi a ganhadora da edição 2013-2014 (São Paulo e Rio de Janeiro foram as outras duas finalistas). A cidade escolhida ganha o posto de Capital Nacional da Hora do Planeta e participa de uma seleção global em março de 2015, onde os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e histórias de sucesso em sustentabilidade urbana com outras entidades.

No total, 18 países estão inscritos no Desafio das Cidades. No ano passado, 163 cidades de 14 países do mundo participaram com compromissos e ações contra o aquecimento global. O júri selecionou 14 capitais nacionais da Hora do Planeta (veja a lista completa aqui).

Como funciona o Desafio das Cidades?

Cidades de todo o mundo são convidadas a comunicar dados relevantes, planos e ações por meio de uma plataforma de relatoria de ações climáticas reconhecida internacionalmente. O júri composto por renomados especialistas irá avaliar planos de desenvolvimento para os sistemas de construção, transportes, energia e demais soluções para uma cidade mais verde, mais limpa e com melhor qualidade de vida para os seus moradores.

Mais informações na página oficial do Desafio das Cidades.