sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Marcio Fernandes, da Elektro: “É possível uma empresa competitiva com funcionários felizes”

Marcio Fernandes, diretor-presidente da Elektro (Foto: Sidinei Lopes/ÉPOCA)


Da revista Época 

O diretor-presidente da Elektro, vencedora do As Melhores Empresas Para Trabalhar 2014, fala por que foi possível ganhar o prêmio pelo segundo ano seguido

O respeito aos funcionários de todos os níveis hierárquicos e a abertura para comunicação, inclusive com os cargos de chefia permitiram que a Elektro subisse ao palco para receber oprêmio As Melhores Empresas Para Trabalhar na categoria de grandes nacionais e multinacionais (com mais de mil funcionários), na noite da segunda feira (18). A Elektro levou o troféu para casa pelo segundo ano consecutivo.
Para Marcio Fernandes, diretor-presidente da Elektro, o bicampeonato reforça os valores da empresa e prova que é possível ser competitivo e produtivo no mundo dos negócios com funcionários, acima de tudo, felizes. 
ÉPOCA – A Elektro foi escolhida a melhor grande empresa entre as nacionais e multinacionais no ranking deste ano, depois de ter ganhado o mesmo prêmio no ano passado. O que fez o resultado possível?
Marcio Fernandes – 
Esse resultado reflete uma decisão das nossas pessoas, que transformaram o ambiente de trabalho. Elas resolveram fazer diferente e mudar a forma de gerir uma empresa e seus funcionários. Dessa forma, nós quebramos o paradigma de que não é possível fazer mais e melhor com menos. Os colaboradores da Elektro estão provando que é. Hoje somos mais eficientes, nossa produtividade melhorou e a satisfação dos nossos clientes também.
ÉPOCA – Qual palavra melhor define a Elektro?
Fernandes – 
Felicidade. Mas preciso também listar o respeito porque trabalhamos de forma extremamente respeitosa com os funcionários, a transparência, a comunicação bem feita e a valorização das pessoas. A empresa reconhece o talento de todos os seus membros, independentemente da função e nível hierárquico.
ÉPOCA – Essa felicidade é, então, equilibrada tanto na vida pessoal quanto na profissional?
Fernandes –
 Sem dúvidas. Nossos funcionários escolheram trabalhar na Elektro, entre outras razões porque aqui têm oportunidades de se desenvolver enquanto profissionais. Sei que as pessoas poderiam sair para trabalhar em outros lugares e até ganhar salários superiores, mas a Elektro oferece uma perspectiva de crescimento consistente e é por isso que retemos os talentos.
ÉPOCA – Com o troféu em mãos, que mensagem o senhor levará para os funcionários nos próximos dias de trabalho?
Fernandes –
 A mensagem que carrego desta noite de premiação é que é possível revolucionar a própria vida e, principalmente a sociedade brasileira, tão tachada de incompetente e improdutiva. Estamos mostrando que, por meio da felicidade e do engajamento das pessoas, é possível ter uma empresa competitiva e muito produtiva. Sabemos que vale a pena ser assim porque nossos resultados melhoram continuamente. É possível prosperar assim na sociedade brasileira.
ÉPOCA – Qual o perfil ideal de um colaborador da Elektro?
Fernandes –
 Precisamos de pessoas que tenham brilho no olhar e estejam dispostas a mergulhar em uma nova filosofia, em que não existe o “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Na Elektro, as pessoas escolhem estar e não precisam de chefe para mandar. As coisas acontecem de maneira organizada e favorável ao negócio, sem que tenha alguém que fique cobrando continuamente.
ÉPOCA – Posso enviar meu currículo para lá amanhã?
Fernandes –
 Pode. Aliás, pode me entregar agora.